Muitos estão me perguntando como será o perfil dos profissionais depois da quarentena. O que as empresas esperam? Do que elas necessitam? Como podemos nos preparar enquanto isso?

Bem, não podemos saber ao certo, mas de uma coisa eu sei: os melhores profissionais serão aquelas pessoas que foram mais resilientes à quarentena, ou seja, conseguiram “fazer do limão uma limonada”. Aproveitaram a quarentena para se atualizar e se reinventar sem ficar choramingando pelos cantos.

Pense: se a pessoa conseguiu se desenvolver, ser criativo em tempos de crise, é mais provável que saiba como enfrentar os novos problemas que poderão surgir na empresa.

Outro aspecto importante é a gestão das emoções no perfil psicológico dos novos profissionais: a gente não consegue controlar as emoções mas, devemos conseguir controlar nosso comportamentos advindo das emoções. Isso é essencial para ser um profissional adequado ao ambiente de trabalho e às demandas que ele proporciona, afinal, ninguém quer trabalhar com alguém descontrolado, não é mesmo?

Acredito que a Inteligência Emocional seja um dos principais aspectos a serem levados em conta, tanto nas futuras contratações como nas próximas avaliações de desempenho.

Por isso, vai aí uma dica: leia sobre Inteligência Emocional, entenda sobre o assunto e a pratique, sempre, infinitamente. Com certeza, você só terá ganhos na sua vida profissional e pessoal.

Escrito por: Psic. MsC Maria Thereza Bond. Julho/2020.